sábado, 21 de março de 2009

segunda-feira, 16 de março de 2009

Gafanhotos


Os insectos, têm o corpo dividido em três partes: cabeça, torax e abdómen. O torax tem três pares de patas e, geralmente, dois pares de asas. Na cabeça existe um par de antenas. O únicos apêndices que existem no abdómen do adulto são a genitália e os cercos. Possuem geralmente metamorfoses. Os insectos representam aproximadamente 70% da fauna total do globo existindo perto de um milhão de espécies. Quanto ao tamanho há-os desde os que apresentam dimensões inferiores a alguns protozoários, até aos que são maiores que os mais pequenos mamíferos insectívoros.
Quando examinamos um insecto verificamos que éle é constituido por uma série de segmentos. Os seis primeiros, fortemente soldados, formam a cabeça; os três seguinte o torax e os onze restantes o abdómen. A anatomia externa dos insectos está delimitada, nas suas regiões e elementos, por um exo-esqueleto, constituido por um invólucro resistente que tem por base a quitina.
A cabeça compreende uma cápsula craniana, formada pela fusão de seis segmentos, onde se encontra um par de olhos compostos, as peças bucais e as antenas.
Nos insectos encontram-se diversos tipos de armaduras bucais: trituradora, libadora, picadora-sugadora, sugadora-lambedora e muscóide.
Armadura bucal Trituradora aparece, entre outros, nos ortópteros e é formada por 1 lábio superior, 2 mandíbulas, 2 maxilas, 1 lábio inferior, pela epifaringe e hipofaringe. Nesta Ordem os insectos possuem tipicamente uma armadura bucal trituradora e dois pares de asas de nervação primitiva. As asas anteriores são estreitas e levemente endurecidas (as tegminas) e as posteriores são bastante maiores, constituindo propriamente os orgãos de vôo. As metamorfoses são incompletas ou nulas.Estes insectos são , na sua maioria, terrestres, sendo uns adaptados à corrida e outros ao salto e também voam. O prototorax é muito desenvolvido. Para adaptação à corrida, os 3 pares de patas são sensivelmente iguais, par adaptação ao salto, o par posterior é bastante desenvolvido. Este aspecto permite a divisão da ordem Ortoptera em duas sub-ordens: Cursoria e Saltatoria. Nesta última sub-ordem, as suas características são as patas posteriores adaptadas ao salto, os tarsos constituídos sempre por menos de 5 artículos, possuem orgãos de som e osiscapo. As famílias mais importantes são a Acrilidae onde se encontram os gafanhotos, Grillidae onde se encontram os grilos e ralos e a Tetrigoniidae onde se encontram as falsas cigarras.
Os gafanhotos são espécies polifórmicas, isto é, no seu ciclo de desenvolvimento os caracters variam de certo modo, não só na sua estrutura como na biologia, constituindo diferentes fases ou formas.

Texto adaptado a partir de I Volume de Sanidade Vegetal - segundo as lições do Prof. R. Garcia Cabral- I. S. A. 1982.