quinta-feira, 26 de março de 2009

Sociedade Civil

Hoje a APEEECA , Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Avis, visitou a Escola Profissional Abreu Callado em Benavila a convite do Dr. António Calado, presidente da FAC , Fundação Abreu Callado, Instituição Privada de Solidariedade Social e fundadora da referida escola.
Esta visita, para mim tinha um significado duplamente importante:
  • Enquanto membro da APEEECA a visita de hoje tinha por fim (re) conhecer as condições da Escola Profissional Abreu Callado por forma a poder - ou não - recomendá-la como alternativa válida à formação dos alunos que agora estão a terminar o 9º ano em Avis ( ou noutros pontos do Globo).
  • Enquanto Ex-Trabalhador tentar perceber como estava a FAC.

As impressões, ainda por cima em tempo de crise - como é moda apregoar quando se quer sacudir a água do capote - não poderiam ter sido mais animadoras:

  • A Escola é HOJE uma alternativa ao ensino público com saídas profissionais atrativas, ministradas num espaço completamente remodelado, com tecnologia de fazer inveja a muitas escolas de renome e com um excelente corpo docente.
  • A FAC conseguiu, através de uma inteligente gestão - o que desde os tempos do Dr Rui Vicente era coisa inexistente- inverter o ciclo de declínio a que a FAC esteve sujeita e restabelecer os princípios do Fundador: Apoio aos reformados da FAC e formação aos filhos dos trabahadores (neste caso aberta à comunidade).

Parabéns

PS: O vinho do Zé da Adega e os pitéus da Tomázia com que fomos surpreendidos, estavam divinais.