quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Campanha 2008/2009: Poda


A poda é, em termos genéricos, o acto de suprimir, parcial ou totalmente, determinados orgãos da planta - varas, sarmentos, pâmpanos, gomos, folhas e cachos - com o objectivo de afectar o seu comportamento fisiológico.

Quando a poda ocorre no período de repouso vegetativo - final de Novembro a meados de Fevereiro - é a poda de Inverno. Esta operação pretende promover um desenvolvimento equilibrado, com os novos lançamentos em nº correcto, bem inseridos e com vigor adequado por forma a que as condições fisiológicas assegurem uvas de boa qualidade.

Quando a poda se realiza durante o período vegetativo, designada poda em verde, incide sobre os novos lançamentos que, ou estão mal inseridos ou em excesso, por forma equilibrar o crescimento e a produção. Em regra, faz-se durante Abril e Maio e é, na pratica, complementar à poda de Inverno.

A remoção do excesso de produção por supressão de cachos -monda de cachos - em geral processa-se entre Junho e Julho . É, também, considerada uma operação de poda em verde.

Por agora vamos apresentar alguns dados sobre a poda de Inverno e trabalhos complementares de atar plantas ao arame de formação de mudar os arames para a estação de repouso. Não foi realizada pré-poda mecânica. As varas são deixadas em linhas alternadas (em que no ano anterior não ficaram resíduos de poda) e serão trituradas após a adubação a lanço.


Data de Início: 09/12/2008

Data de fim: 23/12/2008

Condições meteorológicas: Frio, geada, chuva.

Nº de pessoas: 9 ( 7 mulheres e 2 homens)

Material utilizado: 8 tesouras convencionais e 1 tesoura eléctrica.

Tempo total 153,1 ho/ha

Poda 115,3 ho/ha

Atar 24,1 ho/ha

Mudar arames 13,8 ho/ha


Sem comentários:

Enviar um comentário